top of page

Tendências

  • Acompanhe nesta página as últimas tendências da Engenharia e CIência dos Materiais, bem como a evolução dos materiais na história

Novos problemas, novos materiais

 

Em sua coluna de junho, Adilson de Oliveira apresenta exemplos que mostram como o desenvolvimento tecnológico e a obtenção de novos materiais caminham juntos ao longo da história da humanidade.

Por: Adilson de Oliveira 28/06/13
 

 

 

Madeira, cobre, alumínio e metais conhecidos como terras-raras são apenas alguns dos vários materiais cujo uso e obtenção têm acompanhado o surgimento de novas tecnologias. (montagem a partir de Wikimedia Commons)

Há dezenas de milhares de anos a humanidade começou a transformar o mundo ao seu redor quando conseguiu usar a seu favor os materiais encontrados na natureza. Utilizavam-se pedaços de ossos, madeira e pedras lascadas para construir os primeiros instrumentos rudimentares. Nascia, assim, a tecnologia para ajudar a solucionar as dificuldades.

Veja essa matéria na íntegra, clicando aqui

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

 

  • Wix Facebook page

Aerogel: material leve como o ar, e forte como o aço

 

Composto basicamente por espaços vazios, o aerogel é o melhor isolante térmico do mundo. Além disso, o material pode ser usado tanto por jogadores de tênis quanto por astronautas.

 

13/07/2011

 

A descoberta do aerogel começou com uma pequena brincadeira entre dois cientistas. Desafiado pelo colega Charles Learned, o engenheiro químico Steven Kistler apostou que conseguiria substituir a água existente em uma gelatina por algum gás, sem fazer com que o volume dela diminuísse.

O primeiro artigo de Kistler sobre o assunto foi publicado na revista Nature em 1931. Mas, infelizmente, o autor morreu pouco tempo antes de o mundo começar a se interessar pelo seu invento. Faz pelo menos 20 anos que o mundo começou a dar a devida atenção ao aerogel, que já foi utilizado até mesmo em missões espaciais.

Mas afinal, o que o aerogel tem de tão especial?


 

 

Veja essa matéria na íntegra clicando aqui

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

bottom of page