top of page

O Curso de Engenharia de Materiais teve início, oficialmente, em 1° de março de 1994, autorizado pela Resolução 20/94 da I CÂMARA DO COCEP/UFRGS. O primeiro vestibular ocorreu em 1995 e a primeira turma de formandos colou grau em 1999. O curso foi reconhecido, originalmente, pela Portaria Ministerial N° 1.056, de 14 de junho de 1999, do MEC, e teve sua Renovação de Reconhecimento pela Portaria Nº 260, de 27 de março de 2007, da Secretaria de Educação Superior.

História

Ingresso e vagas

O ingresso ao curso é feito via Concurso Vestibular. Serão oferecidas 40 vagas por ano que se destinarão aos candidatos classificados, os quais ingressam no primeiro semestre letivo, sendo 30% pelo sistema de reserva de vagas.

Tempo de Integralização

10 semestres.
 

Turnos de funcionamento

Predominantemente diurno.

Local de Funcionamento

Câmpus Centro e Câmpus do Vale.

Perfil do Egresso

Profissional formado dentro de um ambiente de interdisciplinaridade no estudo de materiais, dotado da capacidade de utilização de conceitos e abordagens de diversas áreas do conhecimento para a resolução de problemas científicos e tecnológicos de Engenharia de Materiais. O objetivo do Curso é formar um Engenheiro de Materiais generalista (sem exigência de ênfase), com sólida formação básica, pluralista em conhecimentos, capacitado a desenvolver atividades na área de materiais em campos diversos de atuação como a pesquisa e o desenvolvimento de processos e produtos, bem como a seleção, a fabricação, a transformação e a aplicação industrial de materiais tradicionais e avançados.

Destaque do curso

Por mais um ano consecutivo a Engenharia de Materiais UFRGS recebeu qualificação máxima, 5 estrelas no Guia do Estudante. Fruto de competência, organização, corpo docente de ponta e destaque em pesquisa e ensino.

O curso também recebeu acreditação no Sistema Arcu-Sul, sendo reconhecido como curso de excelência a nível do MERCOSUL.

bottom of page